Dados gerais do município


Localização do município

Unidade Federativa: Pará
Mesorregião: Sudeste
Microrregião: Paragominas
Municípios Limítrofes: Ulianópolis, Rondon do Pará, Itinga do Maranhão.

Distância da Capital do Estado: 450 km


Dados demográficos

  Segundo dados do IBGE:
  População de Dom Eliseu em 2010 é de 51.319 habitantes.
  Densidade Demográfica 9,74 / hab km²
  População masculina 26.324
  População feminina   24.695

Principais atrativos turísticos

 Apesar de existirem alguns rios nos arredores do município, hoje, o que mais atrai visitantes em Dom Eliseu é o Enduro do Grão e  a Exposição Agropecuária. 

 Aspectos culturais e principais eventos

 A população do município é formada por grupos humanos diversificados, oriundos das mais distintas regiões do país e não apresenta ainda traços próprios da cultura popular.   
A padroeira do município é Nossa Senhora Aparecida, cuja festividade ocorre no período de 5 a 12 de outubro, com a realização da missa e procissão. No ultimo dia de festividade são realizados leilões, vendas de comidas típicas e bingos.
Além da festividade da padroeira da cidade, é comemorado no mês de maio o aniversário da cidade, com uma extensa programação, entre a programação está o Enduro do Grão que atrai visitantes dos municípios vizinhos.
No mês de setembro o Sindicato dos Produtores Rurais juntamente com a prefeitura realizam a Exposição Agropecuária de Dom Eliseu (EXPOADE).












   Aspectos geográficos 
  
  VEGETAÇÃO

A vegetação do Município corresponde ao subtipo Floresta Densa da sub-região dos altos platôs do Pará-Maranhão, Floresta densa de planície aluvial e densa dos terraços. Entretanto, os constantes desmatamentos, aliados a sua condição de frente pioneira, vêm degradando a vegetação original, propiciando o aparecimento de grandes áreas de capoeira.

   HIDROGRAFIA

Alguns rios importantes fazem parte da hidrografia do Município. Entre eles, temos o rio Gurupi que serve de limite leste com o Estado do Maranhão. Outro rio que também faz limite a sudeste com o Estado do Maranhão é o rio Itinga, um dos formadores do Gurupi, e que tem afluentes da margem esquerda pertencentes ao Município, como o rio Laranjeira, que é também limite natural, ao sul, com o Maranhão. Outros acidentes hidrográficos importantes são os rios Surubijú, Bananal e Marajoara, que delimitam os municípios de Dom Eliseu e Paragominas. Estes acidentes possuem somente seus afluentes da margem esquerda pertencentes ao Município. Além dos citados, outro rio importante é o rio Sarapeú, afluente do córrego do Mutum, que se localiza na porção oeste do Município e possui direção sul/norte, separando Dom Eliseu de Rondon do Pará.

    CLIMA

O clima do Município é mesotérmico úmido. A temperatura média anual está em torno de 25º C e as médias das mínimas diárias, em cerca de 20º C. As chuvas, apesar de regulares, não se distribuem igualmente durante o ano, sendo de janeiro a junho sua maior concentração (cerca de 80%), implicando grandes excedentes hídricos e, conseqüentemente, grandes escoamentos superficiais e cheias dos rios. A umidade relativa do ar é em torno de 85%.


    Indicadores (IBGE)


     IDH – 0,665 médio PNUD / 2000
     PIB – 271.095,000 mil IDESP/2010 
     PIB per capita 5.521,12 IDESP / 2010


    Principais produtos e serviços

Dom Eliseu atualmente se destaca pela produção de grãos (arroz, milho, soja, sorgo) e goiaba (um dos maiores produtores de goiaba da região), o município também possui uma grande área de reflorestamento (paricá e eucalipto).




    Gastronomia

Em razão do município ser formado por pessoas de diversas localidades do país a gastronomia local é diversificada. 



Fonte: Winkipédia, IBGE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário